top of page

Teorias de Aprendizagem

Conceitos Básicos

Origem. Etim. Ato ou efeito de aprender, do latim ad, “junto” + prehendere, “segurar, prender, possuir, tomar posse de, apropriar-se”. 

Definição

É um fenômeno complexo, multideterminado, precipuamente social e, ao mesmo instante, pessoal. Trata-se do processo pelo qual uma pessoa adquire conhecimentos, domina habilidades ou desenvolve atitudes como resultado de experiências, observações, investigações, comunicações, interações e relações com outras pessoas e com o mundo. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há uma ampla variedade de teorias de aprendizagemA forma como se concebe a aprendizagem implica, inextricavelmente, numa forma de se compreender e atuar o processo de ensino.

A aprendizagem abrange diferentes domínios, consubstanciados nos mais variados aspectos da vida humana: físicos, intelectivos, ambientais, psíquicos, emocionais, espirituais, comunicativos. Assim, é um processo crucial no desenvolvimento do ser humano como espécie e como ser que, ao longo de milhares de anos, produziu explicações da realidade, edificou civilizações, criou formas de se viver a vida, transformando a si mesmo e ao mundo à sua volta.  

É pela aprendizagem que se internaliza a própria cultura e se torna parte dela. Sendo um processo que atravessa relacionamentos e interações, o contexto histórico e social em que se desenvolve é de fundamental importância para a sua compreensão, visto que o que se pode e necessita aprender varia de acordo com cada cultura. Esta relevância contextual implica em destacar que os fracassos e os êxitos na aprendizagem têm repercussões importantes no desenvolvimento de cada pessoa e de sua coletividade. 

A aprendizagem se realiza em situações formais e informais, de forma planejada ou espontânea. Por conseguinte, é diversificada e contínua, isto é, coloca todas as pessoas na situação de constantes aprendizes. Em Educação Profissional, para que seja significativa, a aprendizagem se realiza de forma intencional e planejada, buscando-se, pela práxis educativa, uma formação integral do ser humano.

Palavras relacionadas:

Teorias de Aprendizagem

Aprendizagem Significativa

Práxis

Formação Integral

Para saber mais:

 

Resumo de Teorias

Referências Bibliográficas

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da Aprendizagem. 3ª Ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.

bottom of page