top of page

O autor

IMG_20170108_030642_processed.png

Nascido em Brasília, aos 28 dias de maio de 1987, casado com Letícia, pai de Lia, filho dos cariocas Luiz e Cristina, formado no Ensino Fundamental pelas escolas públicas do Distrito Federal e por escolas particulares no Jardim de infância e no Ensino Médio, o autor se formou em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e, desde 2014, é professor no Instituto Federal de Brasília (IFB), onde atualmente também é mestrando.

É possível conhecê-lo melhor no Memorial Descritivo produzido por ele a pedido de uma disciplina do Mestrado. Mas também é permitido adiantar que ele se percebe como alguém comprometido com a coletividade humana, cristão, batucadeiro, amante das palavras, das montanhas e das matas, observador, nem sempre paciente, mas praticante contumaz da gentileza. 

O glossário

É resultado de uma pesquisa terminológica na área da Educação Profissional. Por um processo que atravessou várias etapas, chegou-se a versão que aqui é apresentada: um site que compartilha elucidações de 100 palavras relacionadas à Educação Profissional em suas dimensões conceituais (conhecer), procedimentais (fazer) e atitudinais (ser).

A etapa de seleção das palavras contou com as informações obtidas por meio de questionários de interesse ao público alvo do glossário (professores atuantes no Ensino Médio Integrado), dinâmicas de levantamento de termos com especialistas (professores e estudantes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional - PorfEPT) e estudos da literatura especializada da modalidade educacional.

Para a construção da página de cada termo foram elaboradas fichas terminológicas contendo: a definição do termo, as palavras relacionadas a ele, o material para aprofundamento de estudos, as referências bibliográficas utilizadas na elaboração conceitual e a etimologia das palavras que compõem o termo. O preenchimento do elemento de definição conceitual de cada ficha terminológica atravessou um processo criterioso de investigação e comparação de significados dos termos entre diversos materiais acadêmicos, da literatura especializada, além de se considerar o uso comum e corrente dos termos entre os e as professoras.

Com o elemento etimológico não foi diferente. Fazer o histórico de um termo é uma atividade importante para restituir seu valor além do significado preciso, pois se trata de uma evocar a sua memória.​ Para a definição etimológica de cada palavra do glossário, foram utilizadas diversas fontes, de distintos idiomas, que tiveram suas informações cruzadas e comparadas a fim de se chegar ao mais seguro postulado possível. Essas fontes foram:

Digitales Wörterbuch der Deutschen Sprache

Istituto Treccani

Merriam-Webster Dictionary

Online Etymology Dictionary

Origem da Palavra

Vocabolario Etimologico Pianigiani

Wikicionário

O Glossário disponibilizado por este site visa contribuir para uma educação profissional compromissada com a formação de trabalhadoras e trabalhadores críticos, solidários e emancipados. Sabe-se que os termos e conceitos concernentes ao ensino técnico, no âmbito da formação humana integral e cidadã, constam em leis, diretrizes, pareceres, instruções normativas, documentos regimentais, bem como na literatura acadêmica que interpela a educação profissional. Contudo, muitas expressões e palavras frequentemente utilizadas no contexto do ensino técnico, oriundas de teorias e pesquisas, são desconhecidas ou ressignificadas pelo senso comum e podem acabar ignoradas ou mal-empregadas por parte de profissionais envolvidos nas práticas da educação profissional. Espera-se que o material aqui proposto ganhe amplitude de acessos e seja uma significativa ajuda a quem atua na área. 

O programa

A pesquisa que originou o Glossário disponibilizado por este site foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). 

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado na modalidade semipresencial pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), com um mestrado profissional em educação profissional e tecnológica, na área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

logo_profept_horizontal_purple.png

Os momentos presenciais do curso foram realizados no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Brasília, e contaram com um grupo de formação profissional marcadamente heterogênea, tanto entre os alunos e alunas, quanto entre os professores e professoras. Tal diversidade, somada ao ambiente humanamente acolhedor e educacionalmente comprometido, fez com que o processo de aprendizagens fosse potencializado e transformado em um caminho realizador.

Os momentos a distância do curso foram conduzidos pelos Institutos Federais de Brasília (IFB), do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Amazonas (IFAM), por variadas estratégicas pedagógicas que ampliaram as compreensões acerca de produtos educacionais, de formação de professores, de processos avaliativos e de definições conceituais para os termos do Glossário. 

LOGO IFB Sigla Purple.png

Algumas das muitas aprendizagens sobre a aventura de ensinar, aprender, tornar-se humano e transformar o mundo podem ser representadas por certos aforismos e frases que aqui destaco:

“Palavras sem obras são tiros sem balas;

atroam, mas não ferem.

O pregar que é falar faz-se com a boca;

o pregar que é semear faz se com a mão. 

Para falar ao vento, bastam palavras; 

para falar ao coração são necessárias obras.”

Padre Antônio Vieira, Sermão da sexagésima.

"Homo sum,

humani nihil a me alienum puto"

"Sou um ser humano,

nada de humano me é estranho"

Publius Terentius Afer (Terêncio), Heautontimorumenos.

Conhecer e pensar não significa chegar à verdade absolutamente certa, mas sim dialogar com a incerteza.

Edgar Morin, A cabeça bem-feita.

bottom of page