top of page

Politecnia

Conceitos Básicos

Origem. Et. Do grego antigo polús (πολύς) "muitos, vários" + téchnē (τέχνη) "arte, técnica, ofício, construção", sugerindo-se a noção de "conjugação de muitas técnicas, ofícios, atividades práticas". Há um consenso de que o conceito de politecnia, como atualmente é compreendido, advenha dos apontamentos feitos por Karl Marx no século XIX, ao tangenciar em seus escritos o tema da Educação.

Definição

Trata-se da pluralidade de saberes necessária ao domínio do Trabalho. É a multiplicidade de conhecimentos teórico-práticos presentes nas bases científicas contemporâneas, necessárias à formação integral do ser humano e à sua atuação na produção do mundo. Não se confunde com o domínio de uma profusão aleatória de técnicas, como é possível se deixar intuir pelo senso comum. Mas quer dizer o domínio dos fundamentos científicos e das bases de manejo das diferentes técnicas que orientam o processo de trabalho moderno, implicando necessariamente a superação da formação profissional estreita e descontextualizada da realidade social concreta.

Em outras palavras, quando relacionada à educação, a Politecnia significa um processo formativo voltado ao desenvolvimento pleno das possibilidades humanas, fazendo com que, por exemplo, pintores e pintoras sejam pessoas que também pintam, mas não que apenas pintam. A Politecnia exige uma formação diversificada, ampla, que permita desenvolver o ser humano integral, capaz de atuar satisfatoriamente em múltiplas situações e necessidades. A partir da politecnia, supera-se a lógica da especialização exclusivista que reduz o indivíduo a apenas uma atividade e o aliena de suas possibilidades de realização humana. 

Um projeto educacional alicerçado na concepção de Politecnia envolve o desenvolvimento intelectual, físico, técnico, a formação científica, cultural, estética, tecnológica e a indissociabilidade do ensino em relação ao trabalho produtivo. Assim, deriva da integração entre ensino geral e profissional, entre trabalho manual e intelectual. Por último, vale destacar que Politecnia é também uma experiência social, compreendida a partir do que se constrói democrática e coletivamente como o bem comum dos trabalhadores.

Palavras relacionadas:

Formação Integral

Omnilateralidade

Dualidade Educacional

Para saber mais:

Politecnia e EMI

Referências Bibliográficas

CURI, Luciano Marcos; GIORDANI, Camila Cunha Oliveira. Politecnia e Ensino Médio Integrado: aproximações e distanciamentos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e8384, set. 2019.​

MACHADO, L. R. de S. Em defesa da politecnia. Ciência & Movimento, Ano 1, 1: 55-61, set., 1990.

MANACORDA, Mario A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea. 2007.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, 1(1): p. 131-152, 2003.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV, 1989.

bottom of page