top of page

Formação Humanista

Formação Humana

Origem. Et. Do latim formatĭo, ōnis "ação de dar forma, aspecto, aparência, padrão" + Do latim humanus, -ista não há consenso, mas a hipótese é que tenha se originado do termo humus, que significa "chão", "terra", sugerindo a noção de "ser terreno, em oposição aos seres divinos". Assim, indica-se o significado de um processo de gerar forma cujo princípio, centro e fim está nesse ser terreno, limitado, não divino. A palavra “humanista” foi incorporada ao português no início do século XVII, a partir do italiano "umanista", do final do século XV.

Definição

Formação Humanista (ou Humanística) é a concepção do fenômeno educacional como um processo de caráter histórico-social, radicalmente centrado no ser humano. Trata-se de um processo formativo que tem no desenvolvimento integral do ser humano, bem como no seu bem-estar e na sua dignidade, os objetivos últimos de toda ação e pensamento humanos. Parte-se do entendimento que o ser humano é um ser incompleto, com permanente potencial de desenvolvimento, que se constitui nas relações sociais ao longo de sua própria história e, por isso, está em constante formação. Assim, deposita confiança na razão humana e no método científico como fontes basilares dos saberes do processo formativo.  

Opõe-se a uma formação fragmentada e instrumentalizadora das pessoas, uma formação que trata o ser humano como engrenagem ou ferramenta de um sistema. É contrária a um processo educativo comprometido apenas em produzir peças úteis a um específico arranjo social. Aliás, uma formação instrumentalizadora, não humanista, é uma contradição em termos. Pois toda formação, em seu sentido educacional, diz respeito a uma atividade realizada sobre o humano e a partir de feições humanas. Rigorosamente, não há sentido falar de formação em relação a objetos, nem há sentido em formar pessoas segundo métodos próprios à relação com objetos. A formação é sempre de seres humanos, feita por seres humanos, com seres humanos, para os seres humanos.

A Formação Humanista se traduz na busca do ser humano pela constituição plena de sua própria humanidade. Ela é um processo que parte do ser humano e tem seu fim também nele. É uma busca empreendida socialmente pelo acesso direto à bagagem filosófica e cultural da humanidade. Por isso, valoriza toda verdade, beleza, liberdade e dignidade produzidas pelas faculdades humanas, buscando cultivá-las, perscrutá-las, desenvolvê-las. É uma procura atravessada pela construção da autenticidade e por um senso agudo de responsabilidade sobre a própria existência e seus efeitos no mundo. Assim, contribui para a auto realização de identidades e projetos de vida. É um esforço realizado pela constituição de uma humanidade consciente de sua dimensão social e histórica no mundo. Por essa razão, implica a expansão da capacidade de compreender os desafios da experiência humana e agir na vida eticamente.

Todo ser humano nasce em um determinado contexto social e precisa aprender a viver socialmente. Formadores humanistas compartilham o compromisso de humanizar seus alunos num espírito de liberdade intelectual, autonomia moral e democracia pluralista. Tais professores se empenham em proporcionar um processo formativo que, além de desenvolver o pensamento complexo, pesquisador e crítico nos alunos, afasta-os da ignorância, do preconceito, da alienação, habilita-os a atualizarem suas potencialidades humanas e levarem vidas mais autônomas, plenas e gratificantes.

A Formação Humanista é condição para formar profissionais que sejam capazes de compreender e desempenhar a função social de suas profissões. Ou seja, a Formação Humanista é necessária para que profissionais desenvolvam posturas eticamente responsáveis e comprometidas com a própria sociedade e profissão; para que tenham uma compreensão refletida e aprofundada do contexto em que vivem e onde atuarão profissionalmente; para que saibam dimensionar as especificidades e finalidades do conhecimento acadêmico; para que tenham o compromisso de buscar superar os problemas sociais que encontrem. Pois toda profissão, enquanto serviço à sociedade, precisa ter como horizonte, além da sobrevivência e realização pessoal do trabalhador, o bem comum.

Palavras relacionadas:

Educação Integral

Cidadania

 

Para saber mais:

Repensar a Educação (UNESCO)

Referências Bibliográficas

ALONI, N. Enhancing Humanity: The Philosophical Foundations of Humanistic Education. Dordrecht: Springer, 2007.

MIRA, A. P. de; FOSSATTI, P.; JUNG, H. S. A concepção de educação humanista: interfaces entre a Unesco e o Plano Nacional de Educação. Acta Scientiarum. Education, v. 41(1), 2019.

bottom of page