Educação Tecnológica
Conceitos Básicos
Origem. Et. Do latim educatĭo, ōnis "ação de criar, de nutrir; orientar, conduzir" + Do grego tékhnē, +logos "estudo, ciência, lógica da arte, da técnica, do saber prático", sugerindo a noção de "percurso guiado para a compreensão e desenvolvimento científico do fazer, do produzir, com o objetivo de dominar a natureza e servir a humanidade". O termo começa a ser utilizado a partir do século XVII.
Definição
É um gênero educacional que desenvolve a compreensão crítica, científica e prática do processo produtivo. Ao integrar ciência e trabalho, busca oferecer o domínio da lógica existente na técnica, aprofundando o conhecimento prático que desvela a natureza e transforma o mundo. Ou seja, é um percurso formativo que promove o conhecimento dos princípios gerais e de caráter científico de todo o processo de produção ao mesmo tempo que provoca a reflexão crítica do fenômeno produtivo, instiga a criação de novas estratégias e habilita para o manejo de instrumentos e a execução do trabalho.
A Educação Tecnológica compreende o processo de ensino-aprendizagem do "saber fazer" baseado na teoria e na experimentação científica. Implica, assim, em atividade investigativa e inventiva que procura resolver problemas práticos, construir procedimentos, instrumentos, artefatos e encontrar verdades úteis para a transformação do mundo em benefício da humanidade. Como os problemas, a utilidade e o benefício das coisas são definidos nas relações sociais, a Educação Tecnológica transcende a dimensão do ensino técnico, do desenvolvimento experimental, da pesquisa de laboratório, para também desenvolver a capacidade de perceber, compreender, criar, adaptar, organizar, gerenciar e produzir insumos, produtos e serviços de maneira crítica, reflexiva e socialmente contextualizada.
A Educação Tecnológica está intimamente relacionada com a inventividade e a inovação justamente por desenvolver a compreensão crítica da realidade, que questiona a naturalidade e a ordem das coisas; e por superar a cisão entre trabalho intelectual e material, que leva a dominar integralmente, ou seja, na teoria e na prática, os processos de produção, reprodução e transformação do mundo.
No Brasil, a Educação Tecnológica é integrada à Educação Profissional e, ainda que atravesse a formação técnica de nível médio, corresponde, conforme fixado pela legislação, aos "cursos de nível superior na área tecnológica" que, por sua vez, constituem o Ensino Superior Tecnológico.