top of page

Currículo

Conceitos Básicos

Origem. Et. Do latim curricŭlum, de currere, “correr, lugar de corrida (hipódromo), carreira, percurso”. O termo é utilizado pela primeira vez no campo pedagógico em 1633, na Glasgow University, para designar um plano estruturado de estudos.

Definição

Elemento central na instituição escolar, constitui-se como resposta às questões basilares da educação: "o que ensinar?", "para que ensinar?" e "como ensinar?". Apresenta-se polissêmico, marcado por uma ampla variedade de significados derivados de distintas formas de se conceber a educação e as suas finalidades. Indiscutível, no entanto, é a sua importância no contexto educacional, pois é pelo currículo que o processo educativo se realiza na escola. 

Podemos encontrar, entre as diferentes concepções de currículo, aquelas que o definem como: conjunto de conteúdos a serem ensinados e aprendidos; elenco de experiências de aprendizagem escolares efetivamente vivenciadas pelos estudantes; planos pedagógicos elaborados por profissionais da educação; objetivos a serem atingidos por meio do ensino em um curso; processos de avaliação que afetam a determinação dos conteúdos e dos procedimentos pedagógicos. 

Para indicar objetivamente uma definição, Currículo significa o conjunto de esforços pedagógicos planejados e desenvolvidos com propósitos educativos. É entendido como uma construção de experiências escolares concretamente desenvolvidas em torno de uma seleção de conhecimentos e em meio a dinâmicas sociais, políticas, culturais, pedagógicas e intelectuais, que contribuem para a construção das identidades dos e das estudantes.

Entende-se que o currículo, sendo um dos documentos que orientam o trabalho docente, deve ser elaborado democrática e coletivamente pelos atores da escola e estar de acordo com o contexto do lugar, dos alunos e das alunas. No âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, o currículo deve proporcionar um percurso de construção de saberes práticos, éticos e científicos que promovam o integral e contínuo desenvolvimento humano para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.

Importante, ainda, é pontuar que há o currículo oficial (ou prescrito) - planejado pelas autoridades educacionais - e o currículo real - aquele que efetivamente é realizado pelas escolas. Com facilidade se pode imaginar que os dois nem sempre coincidem. Também há o chamado currículo oculto, que envolve atitudes e valores transmitidos, de forma não explicitada, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, por exemplo, os rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos adotados pela instituição de ensino.

Palavras relacionadas:

Currículo por Competências

Integração Curricular

Itinerário Formativo

Competências para o Século XXI

Para saber mais:

 

LDB

MEC

Referências Bibliográficas

APPLE, M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982

MELLO, G. N. Currículo da Educação Básica no Brasil: concepções e políticas. São Paulo: CEESP, 2014.

MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

bottom of page